Porque não consigo evoluir nas provas?


Você treina, treina, treina, esforça-se ao máximo, mas o resultado não aparece? De iniciante à experientes, não há atleta que nunca tenha passado por isso (ou que jamais passará). A resposta pode estar em diferentes lugares: na planilha, nos treinos, na alimentação ou ate mesmo no descanso.


“Para quem não consegue melhorar os resultados, pode estar faltando treinos específicos , como base, intervalados etc... Vale lembrar que um aumento brusco de algum desses fatores sobrecarrega o organismo e favorece o aparecimento de lesões. A evolução deve ser gradual e planejada, por isso é importante trabalhar com um calendário e (objetivos).


É preciso estabelecer metas claras e traçar uma periodização de acordo com essas prioridades, evitando desgastes desnecessários e garantindo o melhor rendimento".


Excesso de treinos


“Nosso corpo precisa de descanso – é nessa hora que ganhamos condicionamento físico. É comum ver atletas reclamando que não melhoram mesmo treinando muito todos os dias, mas o que não sabem é que é justamente esse o motivo do fracasso. Além disso, treinar em excesso e sem o repouso necessário entre os estímulos pode levar ao overtraining ou a lesões por overuse”.


Falta de sono


Uma boa noite de sono é essencial para regular os hormônios e recuperar o tecido muscular.


Pressa em evoluir


“É preciso respeitar as etapas. É necessário preparar a musculatura e os sistemas energéticos aos poucos, aumentando gradualmente as distâncias e intensidades. Caso contrário, chega uma hora em que o indivíduo ou se machuca ou para de evoluir, pois não passou pelas etapas que deveria”


“Os pilares essenciais são volume, intensidade e variabilidade dos treinos. Um planejamento individualizado é fundamental para a determinação das cargas de treino a serem aplicadas e o tempo necessário à recuperação. E isso tudo depende diretamente da fase do macrociclo em que o atleta se encontra e do objetivo que quer atingir”. Além de variar os treinos é importante participar de competições ajuda a pegar ritmo de provas.


Vamos treinar galera!

© 2019 Jean Coloca - by Speranzini 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon